Pneus e Rodas

Use sempre pneus com as medidas indicadas no manual do carro. Tamanhos incorretos alteram o comportamento da direção e deixam o carro inseguro. 
 
Calibre os pneus preferencialmente com os pneus frios e a cada duas semanas ou antes de pegar a estrada – a aderência do carro na pista também dependem da pressão correta dos pneus. E não se esqueça de checar o estepe. 
 
Para calibrar, use a pressão indicada no manual ou nas tabelas das redes de serviços especializados. Pressão errada provoca desgaste irregular nas bandas de rodagem, diminuindo a vida útil do pneu. Se a pressão for insuficiente, o pneu gasta principalmente nas bordas; se a pressão for excessiva, o desgaste é maior no centro. 
 
Siga os diferentes valores de calibragem recomendados pelo manual se o carro vai rodar com dois ou quatro passageiros ou ainda se vai rodar com a carga completa
 
Como interpretar a medida do Pneu:

A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste em apresentar a largura, perfil e aro.

Exemplo: 175/70R13
175 é a largura do pneu.
70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5
13 é o diâmetro do pneu, neste caso 13 polegadas.
R significa que o pneu é radial

Alinhamento 
  • Oferece maior eficiência de rolamento
  • Maior dirigibilidade
  • Otimização do grau de esterção
 
 Por que fazer o alinhamento?
Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão, poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem dos pneumáticos. 
 
 
Balanceamento
Instrua o seu cliente quando fazer:
  • A cada troca de pneus
  • Ocasião de rodízio (a cada 5.000 Km)
  • Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rolagem
  • Após ter efetuado reparo no pneu ou câmara de ar 
 
 Por que fazer o balanceamento?
Danificam o pneu, roubam milhares de quilômetros, provocam desconforto ao dirigir, provoca desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem, trepidação transmitida ao volante e oscilação do conjunto pneu/roda, perda de tração e estabilidade, dificuldade em manter o veículo na trajetória, desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção. 
 

Pneus e Rodas - Pneu

Tags: pneus, alinhamento, balanceamento, rodizio de pneus, suspensão

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