Correias, Filtros, Mangueiras e Freios

Correias, Filtros e Mangueiras


Troca do filtro de ar - Ele serve para evitar que partículas estranhas entrem nos cilindros junto com o ar. Em geral, os filtros são de papel tratado quimicamente. É como se eles fossem os responsáveis pela "respiração" do motor, por isso é necessário trocá-los a cada 10 000 km ou de acordo com o prazo estabelecido no manual do proprietário.
Troca do filtro de combustível - Na alimentação por injeção utilizam-se filtros de combustível de papel, em geral colocados em linha ao longo da tubulação de passagem do combustível. No caso de motores a diesel empregam-se sempre um ou mais filtros alojados em recipientes que funcionam como decantadores. Trocar os filtros de combustível é necessário para manter o sistema de alimentação do motor limpo, evitando, por exemplo, o entupimento de bicos injetores e, conseqüentemente, falhas no funcionamento do carro. A troca deve ser realizada a cada 30 000 km ou de acordo com o manual do proprietário.
 
A correia dentada – Assim como as demais devem ser verificadas a cada 20 000 km se estão bem esticadas e se não apresentam rachaduras. A troca deve ser realizada a cada 50 000 km.
-Sempre que trcar as correis verificar também os rolamentos tensionadores pois estes também podem estar desgastados.
-Procure sempre sua oficina de confiança para verificação.



Freios


Dentre os sistemas do seu carro, o de freios é o mais importante, não devendo deixar a sua manutenção para segundo plano, sob o risco de se envolver em acidentes.
 
Devemos verificar as pastilhas a cada 10 mil quilômetros e, quando for efetuar a troca, verificar se os discos estão na medida correta; em caso negativo, substitui-los também. Já os freios a tambor devem ter as lonas trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. O fluido de freio deve ser completado sempre. Devemos utilizar o fluido da mesma especificação e trocá-lo anualmente, devido a uma característica do fluido que se chama higroscópico, que faz com que absorva a umidade do ar, perdendo suas características.
 
Não maltrate os freios 
 
  • Evite freadas bruscas. Elas provocam desgaste maior nas pastilhas de freio e nos discos. Procure pisar devagar e progressivamente nos freios. 
 
  • Jamais desça uma ladeira em ponto morto. Os freios podem não conseguir segurar o veículo. Em ladeiras muito íngremes mantenha a 1ª ou 2ª marcha engrenadas. 
 
  • Nunca freie sem que marcha esteja engatada. Isso causa um desgaste extra às pastilhas e aos discos. Deixe que o motor vá reduzindo a velocidade do carro, antes de pisar no freio.

Compartilhe